18 de mar. de 2009

Tirando a casca.

Casquinha de caranguejo

Colocar a cebola picada para dourar, depois acrescenta os demais temperos, (pimenta, cominho, alho picado) com ½ copo de vinagre
Coloca o cheiro verde, os tomates esmagados, o pimentão cortado em pedacinhos
Quando o tempero estiver bem cozido, acrescente o azeite de oliva a gosto (pelo menos 3 colheres)
Depois acrescenta-se a carne de caranguejo e ferve-se por cinco minutos
Encha as casquinhas de caranguejo e enfeite-as com folhas de salsa
ATENÇÃO: Não confunda caranguejo com siri
O primeiro é bicho do mangue, coisa em extinção
O segundo é do mar
Se você quer conhecer a casquinha de siri, a receita também está aí
O que não dá para aceitar é a casquinha de caranguejo ou a de siri, que é servida sem a casquinha, em recipientes de louça ou em conchinhas do tipo Vieiras
Rendimento: Para 20 pessoas, se cada um se contentar com uma casquinha, e se o cozinheiro não comeu nenhuma enquanto preparava.

Praia do Tombo - Guaruja SP


Seu nome deriva de sua conformação geológica. Possui mar bravo e provoca tombos inesperados. A Praia do Tombo é famosa por suas grandes ondas e excelente para o Surf. Contando com completo sistema de infra-estrutura que facilita suas horas de lazer, a praia possui vários quiosques, barracas e na beira mar alguns restaurantes e barzinhos. Além de sua beleza natural a Praia do Tombo fica entre duas outras maravilhosas praias ,a Praia Asturias e a Praia do Guaiuba.

Anjo de mármore - Cemitério da Saudade - Campinas SP


O interesse dos segmentos voltados à arte, à cultura, ao ensino e à história pelo Cemitério da Saudade tem justificativa; a de ser considerado um museu a céu aberto, cuja preservação é indispensável. Esta qualificação se dá por conta da sofisticação e da quantidade de obras produzidas por figuras de renome da arte da escultura em mármore que ornamentam grande parte das sepulturas. Em especial aquelas onde estão sepultados os ilustres da história de Campinas. De extrema importância para o estudo da arte tumular (e para entender a segmentação social na cidade durante o final do século 19 e início do século 20, auge do período em que o café era o grande gerador de riqueza), o Cemitério da Saudade abriga trabalhos de marmoristas que chegaram da Itália no final do século 19. São peças de mármore carrara, considerada uma das pedras mais nobres para escultura, que chegava ao Brasil pelo porto de Santos em grandes blocos vindos de Marina de Carrara, no Noroeste da Itália. As esculturas não obedecem a um único estilo artístico. Na sepultura de Leonor Penteado é possível observar uma escultura do italiano Giuseppe Tomagnini, considerado o grande representante da fase da arte tumular em mármore no cemitério. A sepultura (uma das primeiras da alameda principal) mescla arte grega, realismo e neoclássico, definindo o ecletismo de estilos adotado na época. Além de Tomagnini, outros escultores contribuíram para a valorização artística do Cemitério da Saudade. Anjos, bustos, frades, santos, Pietás, Cristos e adornos são assinados também por artesãos das famílias Marcelino Velez, J. Rosada e Bocatta, de talento inegável.

Nomes aos bois.


Expressão bem conhecida, utilizada geralmente para indicar quem fez o que, mas neste caso ela está associada ao processo de dar nome a um BOI mesmo!

Passagem


O que me é impossível. É deter esse momento fatal ...

"Um solado gasto..."


















...é muito mais interessante do que o brilho de um verniz no armário!!!

Um bar de cabaré, vozes roucas sussurrando, um clima noir. É neste cenário que se encontram personagens da noite, acostumados às intrigas, dúvidas e exageros das paixões. Envoltos pela fumaça dos charutos e o tilintar de copos de vinho, homem e mulher dialogam, expondo os pontos de vista sobre afeto – e desafetos. Tudo em forma de música. Uma canção se amarra à outra, conduzindo o espectador a uma história aberta, de final imprevisível. Essa é a premissa de Cabaré Coração, espetáculo que os cantores (e compositores) Sonekka e Tatiana Rocha levam ao palco do teatro Crowne Plaza.