27 de out. de 2010

Pantano do Sul - Floripa - Santa Catarina


Localizada a 31 quilômetros do centro de Florianópolis, a maioria dos seus frequentadores são nativos e turistas que procuram um lugar mais tranquilo para viver. A Costa de Dentro é um desses lugares. Além de possuir cerca de 200 casas e um mar de águas cristalinas, há sempre salva-vidas por perto. Um chamariz para os casais com filhos. Com boas opções de restaurantes, Pântano do Sul é especialista em frutos do mar. Mal a aurora dá o ar de sua graça e os barcos já começam a partir, trazendo tudo fresquinho, pronto para ser saboreado. É por isso que os restaurantes estão sempre repletos de gente. É no Pântano do Sul também, que encontramos os mais distantes registros arqueológicos. O sambaqui daquela localidade é formado por antigos depósitos de conchas, restos de cozinha e de esqueleto amontoados por tribos selvagens em nosso litoral, e foi dotado em aproximadamente 4.500 anos.

Praia Mole - Florianópolis - Santa Catarina


A praia é paradisíaca e fica na ilha de Florianópolis, Santa Catarina. O nome vem da areia mole, fofa, que esta praia possui. Desenhos pré-históricos mostram que os nativos já frenquentavam o local. Tem até o esboço de um mapa da praia nas pedras entre a Mole e a praia da Galheta (praia de nudismo optativo) e reserva ambiental.

Itaparica BA


Os afamados estaleiros da Ilha de Itaparica eram também empório de construções navais da colônia: ali se armou à primeira quilha da Marinha de Guerra no Brasil. Nesta época também existiam 5 destilarias de aguardente, além das fábricas de cal (nove, em meados do século XIX). Porém, a maior atividade econômica da Ilha foi à pesca da baleia, sobretudo durante os séculos XVII e XVIII, por este fato, antes de chamar-se de Itaparica era conhecida como Arraial da Ponta das Baleias. A ilha de Itaparica está localizada a 13 km (via Ferry-boat) de Salvador e é a maior das 56 ilhas da Baía de Todos os Santos.