5 de abr. de 2011

Garganta do Diabo - Parque Nacional do Iguaçu - Brasil/Argentina


As Cataratas do Iguaçu se formaram na foz do rio Iguaçu, junto ao rio Paraná e tem suas quedas com características de degraus em conseqüência do derrame de basalto. As cataratas estão sobre rochas basálticas representantes do maior derrame de lavas vulcânicas ocorrido sobre a Terra, entre 120 e 130 milhões de anos, durante o Cretáceo. Antes de ocorrer este gigantesco vulcanismo, toda a superfície terrestre estava unida em um único continente, chamado de “Pangea”, cuja porção sul reunia a América do Sul, África, Austrália, Índia e Antártida, formando a “Terra de Gondwana”. Esta região era um enorme deserto, naquela época, chamado de “Deserto do Botucatu”, e foi sobre essa paisagem que aconteceu a grande ruptura do Gondwana com a separação continental da América do Sul e África e a formação da porção Sul do Oceano Atlântico.

Duas irmãs - Parque Nacional Foz do Iguaçu - Brasil/Argentina


A palavra iguaçu tem origem indígena (guarani) onde: "y" significada água e "guasu" significa grande. Portanto, iguaçu em guarani significa "água grande".
As Cataratas do Iguaçú estão localizadas no Parque Nacional do Iguaçu (cidade de Foz do Iguaçu - Paraná). As águas fazem parte do rio Iguaçu. As cataratas são cercadas por florestas subtropicais. Parte das cataratas e do parque estão situados em território argentino (fronteira com o Brasil). Ao todo são 275 quedas d'água que formam esta espetacular manifestação da natureza. Em 1986, as cataratas, assim como o Parque Nacional do Iguaçu, foram declarados como Patrimônio Natural da Humanidade. O ponto mais alto de queda d'água chega a quase 85 metros de altura na área das quedas da Garganta do Diabo. A média de altura das quedas d'água é de 65 metros de altura. A formação geológica das cataratas data, de acordo com geólogos, de 120 a 150 milhões de anos. No período das cheias, as Cataratas do Iguaçu são a terceira maior catarata do mundo, em volume de água.
As Cataratas do Iguaçu são um dos principais cartões postais do Brasil e um dos pontos turísticos mais visitados de nosso país.