10 de jun. de 2009

Igreja de São Pedro em Canoa Quebrada - Fortaleza



Colonizada a partir das margens do rio Jaguaribe, a cidade ainda conserva parte do seu conjunto arquitetônico de meados do século 18, mas alguns imóveis estão em péssimo estado de conservação e ameaçam ruir.Parte do acervo cultural e das relíquias religiosas podem ser vistos no Instituto do Museu Jaguaribano, antiga casa do Barão de Aracati.Outro prédio que merece ser visitado é o da igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário. Em estilo barroco, ela foi construída em 1785.

Berçario de cavalos marinhos - Guriú - Jericoacoara



Cabeça com formato de cavalo, corpo duro como de tatu, cauda tipo de macaco, olhos parecidos de lagarto, bolsa aparentando canguru e camuflado como camaleão. Quem pode imaginar que a aparência de tantos animais em um só descreve um dos peixes mais mitológicos dos oceanos, o cavalo-marinho?

No lado oeste do Parque Nacional de Jericoacoara existe um berçário desses animais, bem nos arredores do braço de mar, que adentra o Rio Guriú e forma uma bela área de mangue. Lá pode ser visto os encantos da natureza preservada e rara. Depois de seis quilômetros de caminhada pela beira da praia, a entrada para um paraíso quase intocado, e que ainda carece de muita pesquisa e estudos científicos.

Uma das comunidades onde estão os cavalos-marinhos é a do Mangue Seco. O ponto de referência para entrada da comunidade é a barraca e a canoa abandonadas à beira-mar, que estão sendo cobertas pelas areias das dunas. Desse ponto, até o braço de mar onde estão os cavalos-marinhos, são outros cinco ou seis quilômetros, totalmente “off road”, cruzando áreas de mangue, estradas de chão e, ainda, trechos com água pelas pernas.

Há muitos anos, os nativos fazem passeios de canoas com turistas. O objetivo é para apreciar os cavalos-marinhos em seu “habitat” natural.

Contemplação



Num final de tarde tranquila em Jericoacoara me surpreendi ao perceber esse cão numa postura como se contemplace a beleza da duna Por-de-Sol.

AZUL - Linhas Aéreas Brasileiras



Excelente companhia, serviços e tripulação prestativa.
http://viajemais.voeazul.com.br