22 de dez. de 2009

Museu do Osso - Velha Boipeba - BA



Na vila de Velha Boipeba ainda é possível encontrar casas feitas de pau-a-pique, como antes a maioria das casas por aqui eram feitas. Na Rua do Ribeirinho, em frente a um belo jardim, encontra-se o Museu de Osso que reúne um acervo de curiosidades da ilha incluindo ossos de baleia e de vários outros peixes. O responsável por esse museu é um senhor muito simpático conhecido por todos como Sr. Tavinho ou Mr. Cabeludo. Há ainda a Igreja do Divino Espírito Santo, patrimônio histórico, construída pelos padres jesuítas. A igreja reúne altares neoclássicos e azulejos com temas bíblicos. Outra atração é conhecer a Casa de Farinha, em estilo colonial, onde até hoje se fabrica a farinha de mandioca que é muito usada na culinária baiana. Pode-se conhecer também o Roldão, lugar onde é triturado o dendê para se fazer o azeite. Subir o Morro do Quebra Cu e seguir até o mirante é quase obrigatório pois de lá se visualiza toda a ilha e de onde, em fins de tarde, se tem uma vista de pôr do sol espetacular.

Macarena e las três langostas



Quando for a Boipeba, desembarque na praia de Coeira. Pode-se continuar o percurso na lancha, ou percorrer uma trilha, passando pela praia de Tassimirim e um trecho de Mata Atlântica, com o acompanhamento de guias locais, até a praia de Boca da Barra, onde se para para o almoço. Experimente uma boa mariscada ou a moqueca de polvo no Kiosk Brilho do Sol ou no Kiosk do Baby na Praia da Boca da barra. Visite a Barraca Tassimirim na praia do Tassimirim e se delicie com as lagostas e guaiamuns preparados nas panelas de barro em forno a lenha por Dona Antonina, cozinheira local. À tarde navegue pelo rio do Inferno até a ilha de Cairú, para visitação do convento de Santo Antônio. É operado em lanchas equipadas para mar aberto, com dois motores e todo o equipamento de segurança recomendado pela Marinha, além de confortáveis bancos individuais e anatômicos.
Na foto um casal de amigos espanhois em visita ao Brasil se deliciam com as "langostas" criadas em cativeiro para consumo no restaurante da praia de Boca da Barra chamado Restaurante Por-do-Sol que é de uma das melhores cozinheiras do arquipélago, Tavinha! O Por-do-Sol fica no local mais previlegiado da Praia da Boca-da-Barra! Não tem como não passar por lá!Tassimirim.