22 de mar. de 2009

Encantadas - Ilha do Mel - Paraná


Depois da tempestade, e já seguro na pousada após um banho reconfortante e animador, foi possível me sentar aliviado na varanda, tomar uma cerveja e mirar essa "pintura" antes que a noite chegasse na praia de "Encantadas"!

Uma homenagem a Sir Alfred Joseph Hitchcock - Paranaguá


Uma pensâozinha barata no caís do porto. Um quarto pequeno com quatro beliches. Pequenos armários com trancas rotas. Fios elétricos aparentes e tomadas defeituosas. Ferrolhos na porta que deixam evidente os defeitos na fechadura e uma chuva torrencial cortando a luz ambar e caindo nos parelepípedos. De minha janela vejo o casarão que muito bem cabe no cenário de um filme de suspense a "La Sir Alfred Joseph Hitchcock ". Não consigo baixar a veneziana e nem tirar os olhos do transeunte que desce pelo meio da rua.

Tempestade na Ilha do Mel - Paraná

Depois de um dia maravilhoso caminhando por 12 ou 13 kilometros pelas trilhas na Ilha do Mel, no Paraná, me deparei com um vestido verde estampado com flores lilazes numa pequena banca e quiz comprá-lo para minha menina. Conseguido às duras penas, com um empréstimo de cinco reais de um marinheiro, coloquei-o numa sacolinha plástica junto ao meu equipamento fotográfico. O tempo prometia uma bela tempestade e eu deveria chegar o mais breve possível na "pousada" onde estava hospedado. Acelerei o passo na mesma velocidade em que a chuva se precipitou. Consegui proteger o equipamento e o vestido desde o vilarejo Nova Brasilia até o pier em que eu deveria tomar o barco para chegar à praia das Encantadas. Nâo havia previsão de novas embarcações em outro horário naquela tarde para meu destino e com a visibilidade comprometida seguimos pelo canal. A emoção sempre vale depois que você chegou ao destino ou finalizou a tarefa!

Teatro Paiol - Curitiba PR


O antigo Paiol de Pólvora de Curitiba, construído em 1906, foi transformado em um charmoso teatro de arena, com capacidade para 225 pessoas. Os teatros são o palco das manifestações artísticas mais conhecidas de Curitiba. O Teatro Guaíra é um dos maiores da América Latina. A Orquestra Sinfônica do Paraná é uma das principais referências de música clássica do Brasil. O Festival de Teatro de Curitiba, realizado anualmente, desde 1992, é um dos eventos artísticos mais importantes do País. São vários teatros e espaços culturais, onde apresentações de vários estilos são realizadas.


Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas - Curitiba PR


O Largo da Ordem é o coração do Setor Histórico de Curitiba e onde se encontra a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, a mais antiga e concluída em 1737. Nos séculos XVIII, XIX e boa parte do século XX, o Largo da Ordem era uma área de intenso comércio. Nesta igreja funciona o Museu de Arte Sacra da Arquidiocese de Curitiba desde 1981. Guarda um valioso acervo religioso e histórico originário, principalmente, de quatro igrejas do Setor Histórico: A Catedral, as Ruínas de São Francisco de Paula, a Igreja do Rosário e a própria Igreja da Ordem incluindo mais de 800 peças - são objetos de culto, mobiliário, pinturas, fotografias e esculturas em estilo barroco. Destacam-se: A imagem do Bom Jesus dos Pinhais, peça em terracota do final do século 17, que pertencia à antiga Matriz. A imagem de Nossa Senhora do Terço, em madeira policromada. A imagem de São Miguel Arcanjo, que ocupava um dos altares da Matriz. E o retábulo do altar-mor da antiga matriz, em madeira policromada. O Museu é administrado pela Fundação Cultural de Curitiba.



Esta é uma das imagens de Veneza desde as suas origens. Quando as populações se instalaram na laguna para escapar às invasões bárbaras, os imperadores romanos trocaram Roma por Constantinopla (Bizâncio). Quem chega a Veneza por essa grande porta de entrada que é a piazzeta, anexa à grande praça de São Marcos, não pode deixar de ficar surpreendido pelas grandes cúpulas arredondadas e pequenos minaretes que contrastam com a arquitectura típica das cidades do continente. É um ambiente que nos remete para o imaginário da arquitectura oriental. O palacio dos Dodge, em primeiro plano, é visto como um dos grandes exemplos da forma como o estilo gótico foi interpretado pelos venezianos, ele é apenas o último de três palácios que ocuparam a piazzetta. 

Verona - Itália


Verona, às margens do rio Adige, foi feita para caminhar. É a  segunda maior cidade da região do Vêneto, depois de Veneza, e segunda maior sede de ruínas romanas na Itália, depois de Roma. Próxima aos vinhedos de Valpolicella e Bardolino e também do lago de Garda, está envolta no trágico romance de Romeu e Julieta, cuja sacada é possível visitar na via Cappello, 27. Todos os caminhos convergem para a Arena, um anfiteatro romano onde, com frequência, há espetáculos de canto lírico e teatro.

Milão - Palacio Sforza


Sforza foi uma família italiana de governantes no período do Renascimento, estabelecidos em Milão. Família temida por seus terríveis e brutais atos, regia a cidade de Milão desde 1395, antes de ser dominada pela Espanha, em 1540. Um nobre da família Sforza foi por um período patrão de Leonardo da Vinci. A construção do Castello Sforzesco começou em 1368, quando Galeazzo Visconti, Senhor de Milão, se dedicou a construçãode  da fortaleza defensiva. Em 1450, sob o domínio Sforza, tinha três torres. Foi destruído em 1447 e reconstruido por Francesco Sforza e se tornou mais tarde ponto de cultura e artes do renascimento italiano.

Catedral Basílica Menor na Praça Tiradentes - Curitiba PR

A Praça Tiradentes é o berço histórico de Curitiba. A cidade nasceu formalmente aqui. Segundo a lenda, o local teria sido escolhido pelo cacique Tindiquera, da tribo Tingui, para a transferência dos primeiros habitantes da região, até então, acampados às margens do rio Atuba, atualBairro Alto. Era o antigo Largo da Matriz e passou a se chamar Largo Dom Pedro II, quando o imperador visitou Curitiba, em 1880. Com o regime republicano, tornou-se Praça Tiradentes, em 1889. O peso histórico da Praça inspirou a instalação, no local, de estátuas de alguns personagens históricos.