5 de jun. de 2009

Associação Comercial do Ceará - Antigo Hotel de France e Palace Hotel - Fortaleza Ceará



Edifício de grande importância para o patrimônio da cidade pelo sua história, tradição, arquitetura e situação, no núcleo originário da cidade. Encontra - se situado em frente da Praça dos Mártires, Passeio Público (Tombada a nível Federal).Também forma parte do conjunto do corredor cultural, Corredor do Mar, que se estende desde a Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, até a Estação João Felipe, onde se encontram concentrados um grupo de prédios de relevância para a história de Fortaleza. Edifício de três andares de alvenaria autoportante com tijolos, e pisos mistos de vigas de madeira e trilhos, paredes duplas, que sofreram algumas modificações tanto externas como internas, para reformas e ampliações, ao largo de sua história. As fachadas conservam ainda toda a ornamentação e detalhes do estilo eclético. Construído em 1890 , foi inaugurado a princípios do século XX o Hotel de France, sofrendo algumas modificações, em 1925 passou por uma reforma agregando-lhe uma casa pela Rua Major facundo e um andar a mais, na década de 1940, o prédio sofre sua última grande reforma, ocupa mais uma casa pela Rua Dr. João Moreira e transformam sua decoração exterior com vestígios de neo - classicismo.
As modificações realizadas foram incorporando valores ao prédio ao largo de sua história e readaptando as novas funções de hotel, dando-lhe mais elegância e estilo, os detalhes construtivos chamam a atenção, detalhes de carpintaria, vitrais com caixilhos de madeira, pisos de mosaicos hidráulicos policromados, escadaria de gramde elegância, grades de serralharia e outros belíssimos detalhes. Também elevador, que ainda está em funcionamento.
Edificação de três pavimentos, e duas fachadas de importância, uma pela Rua Major Facundo e a principal fachada norte pela Rua Dr. João Moreira, ambas fachadas tem uma coerência formal e expressam alguns elementos Neoclássicos, as elegantes portas de arco pleno se destacam em ambas fachadas, e nos dois primeiros andares, coroadas por vitrais de desenho e colorido harmônico, o prédio está coroado por platibanda com detalhes neoclássicos e copas coroando as esquinas, o último andar com janelas sem arcos, lhe dão grande. elegância e permite ver claramente o desenvolvimento construtivo.
Localização: Rua Major Facundo, N0 2, esquina com a Rua Dr. João Moreira.

Seminário da prainha - Fortaleza - Ceará



Contruido no século XIX, seminaristas de todo o estado passavam, antigmente, os dois últimos anos do estudo no Seminário da Prainha. Dentre eles estava o Padre Cícero. Está situado no Cruzamento da Av. Dom Manuel com Av. Monsenhor Tabosa.

Catedral Gótica - Fortaleza - Ceará



Catedral - A antiga Igreja da Sé concluída em 1854 foi demolida em 1938 para a construção de uma nova catedral. Com seu imponente estilo gótico, a catedral levou 40 anos para ser construída. As obras começaram em 1948 e só terminaram em 1978. Tem capacidade para 5.000 pessoas. Situa-se na Rua Sobral, s/n (Centro).

Interior Catedral Gótica - Fortaleza - Ceará



A Catedral de Fortaleza foi construída em 1938. Por fora, os traços da arquitetura gótica dão aspecto de antiguidade ao prédio tombado. Por dentro, a iluminação, depois da reforma terminada há um ano, foi readaptada. O crucifixo, ao lado do altar, veio da Itália, referência católica na Europa. Os painéis de mármore estão nos quatro cantos. Vitrais com passagens bíblicas remetem à arte sacra. A Catedral impressiona pela arquitetura, iluminação e vitrais.

Prédio integrante do complexo da Estação Ferroviária - Fortaleza - Ceará

Estação Ferroviária - Fortaleza - Ceará



Construída em estilo dórico-romano pelo engenheiro austríaco Henrique Folgare, a Estação Central Professor João Felipe teve sua pedra fundamental lançada em 30 de novembro de 1873, mas somente foram iniciadas as obras em 1879, sendo, assim, inaugurada em 9 de junho de 1880. Foi ponto de chegada e partida dos trens que levavam mercadorias e passageiros da capital para o interior e do interior pra capital. Mantém a fachada (em estilo neoclássico) praticamente inalterada e funciona hoje, sob tutela do Metrofor, fazendo linhas para Caucaia e Pacatuba. Fica na Rua João Moreira, em frente a Praça Castro Carreira (Praça da Estação), no Centro. A Estação Central é o ponto de convergência das Linhas Troco Norte e Sul, integrando, assim, a malha ferroviária. Quando era Presidente da República o Dr. José Linhares, cearense de Baturité, o nome da principal estação da antiga RVC só foi dado em 1946, em homenagem ao ilustre engenheiro ferroviário cearense, nascido em Tauá, em 23 de março de 1861. João Felipe Pereira foi Ministro das Relações Exteriores, da Agricultura e Viação e Obras Públicas do Governo do Marechal Floriano Peixoto. Professor da Politécnica do Rio de Janeiro, João Felipe foi também diretor dos Correios e Telégrafos, Inspetor de Obras Públicas do Rio de Janeiro, Presidente do Clube de Engenharia e Prefeito do antigo Distrito Federal.

"Iracema - praia de Iracema" Fortaleza - Ceará



Iracema é o título e personagem principal de um romance escrito pelo fortalezence José de Alencar. O romance mistura História e ficção; narra a saga de Iracema e Martim Soares Moreno. Iracema, a Virgem dos Lábios de Mel, foi imortalizada no romance de mesmo nome, obra mais conhecida do mais famoso escritor de Fortaleza, José de Alencar.Iracema é ficção de Alencar ou foi de fato personagem histórica? Um pouco de ambos. Os livros de História registram que o Português Martim Soares Moreno foi um dos grandes heróis na guerra contra os invasores holandeses, na primeira metade do século 17; é também sabido que Martim Moreno, ao tomar contato com a cultura indígena, optou por viver entre os índios. Martim Moreno é também o herói da obra de Alencar, e Iracema, a virgem dos lábios de mel e cabelos negros como a asa da graúna, é sua esposa. Para muitos, ao narrar a saga do casal, Alencar procurou retratar a formação da cultura cearense, pela união das culturas branca e indígena; o filho do casal, Moacir, fruto da miscigenação, seria a gênese do povo do Ceará; na obra, Iracema morre, e o lugar em que é enterrada, sob um coqueiro e à margem de um rio, passa a chamar-se Ceará. A imagem de Iracema está tão associada a Fortaleza que existem atualmente cinco estátuas da índia na cidade (veja esse roteiro turístico dedicado a Iracema, símbolo de Fortaleza). Até o final do século passado, a estátua da Praia do Mucuripe, inaugurada em 1965, era a mais conhecida, ponto obrigatório de visitação. Em 1996, uma nova estátua foi inaugurada à beira-mar da Praia de Iracema. Diferentemente das demais, que mostram Iracema e família, essa obra mais recente, denominada "Iracema, a Guardiã", mostra a heroína segurando um grande arco e olhando para o mar, como se estivesse em posição de batalha.


Guardem o nome "Francisco" - profissional na área de frente do Restaurante Tia Nair, na praia de Iracema, em Fortaleza. Um "gentlemen" e amigo no primeiro contato. O restaurante tem uma aparência simples mas com serviço de deixar muitos restaurantes ***** para trás em termos de classificação. Seus pratos a base de camarão são de primeira qualidade e sempre com frutos do mar frescos. Preços? Melhor conferir - tenho certeza de que se surpreenderão, principalmente se optarem pela promoção do dia. ( No meu caso foi "Camarão à delicia" - Camarão ao molho branco, gratinado com queijo, banana e arroz.)
Busquem conhecer os dois espaços em Fortaleza - Restaurante Tia Nair Sabores do Mar e MARQUINHOS Delicias Cearenses dos mesmos proprietários.
http://www.saboresedelicias.com.br