17 de mai. de 2011

Prá comemorar as 50.000 visitas em 17 de maio de 2011

O vinho mais importante produzido na região da Toscana são os populares Chianti e Chianti Clássico. A maioria destes vinhos pertence ao consórcio Clássico e traz o símbolo do gallo nero (galo preto) estampado no rótulo. Este é de produção da tradicional família que carrega o sobrenome Tuscan, ou Toscano.

Uma nova safra de vinhos tintos são os Super Tuscans, fabricados seguindo um padrão internacional utilizando uvas viníferas francesas como cabernet sauvignon e merlot.

Outros importantos vinhos toscanos são Montalcino, Montepulciano, Bolgheri, Carmignano e Maremma. A produção de vinhos brancos é mais concentrada na área de San Gimignano.

Ao sul da Toscana é produzido o tradicional e poderoso Brunello de Montalcino, que juntamente com o Barolo, é o mais aclamado e geralmente o mais caro vinho tinto italiano.

A região da Toscana onde se produz este vinho é uma das poucas que leva a classificação alta na hierarquia das regiões vinícolas italianas – a DOCG (Denominação de Origem Controlada Garantida). O Brunello é produzido com uma única uva: a sangiovese grosso. Um potente clone da sangiovese.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Vinhos_da_Toscana