2 de nov. de 2011

Pedra da "tortuga" de duas cabeças - Viña del Mar - CL


Viña foi fundada em 1878 pelo engenheiro e político José Francisco Vergara, proprietário das duas fazendas existentes ali e que fazem parte da história da cidade. A primeira delas, Viña del Mar, ficava ao norte do estuário que hoje divide o balneário: o Marga Marga. Ao sul do rio, localizava-se Las Siete Hermanas, que compreendia terras até o Cerro Barón, em Valparaíso. O terremoto de 1906 deixou a portuária Valparaíso no chão e, com isso, diversas famílias se mudaram para o balneário, distante apenas 9km. A praia mais conhecida da cidade é Reñaca. Sua principal característica são seus edifícios em forma de degrau, dando um charme exclusivo à sua orla. O local tem uma grande diversidade hoteleira (inclusive aluguel de apartamentos para temporadas) e gastronômica. Há ainda as praias Salinas, Acapulco e Del Sol. Reserve alguns momentos para dar uma volta pela estruturada orla. Certamente o viajante vai encontrar surpresas, como o Muelle Vergara, antigo píer onde descarregavam mercadorias no passado, ou as feiras de artesanato. No entanto, as praias para veraneio não terminam com o fim do município. Todo o litoral norte de Viña possui cidades praieiras com infra-estrutura para turismo, cada uma com suas particularidades.

Predio do antigo Mercado - Valparaiso - Santiago - CL



Prédio característico do Bairro do Porto de Valparaiso que fica localizado a poucos passos da "Plaza Echaurren", entre as Calles Blanco y Calle Cochrane, muito próximo da aduana. No antigo mercado se podia encontrar muitos BOXES de verduras, frutas e típicas lojas de pescados do Pacífico tanto na parte interna como na externa do prédio. Alí se encontrava todo tipo de produtos marítimos a preços muito baixos e acompanhado pelo tradicional e característico ambiente do Bairro Portuário. Hoje, devido aos terremotos que tem sido frequentes no Chile, o Mercado foi desativado e o prédio interditado. Não se pode visitá-lo, por enquanto. A opção é explorar o visual externo e curtir o mercado do centro - Mercado Cardonal.

Igreja de Arcadas SP


Arcadas é uma cidadezinha no interior do estado de São Paulo e pertencente ao distrito de Amparo. Além de seus espaços públicos, igrejas, construções antigas e pequenos caminhos bucólicos seu ponto alto está na gastronomia. Mas tudo se resume a somente um ponto onde são servidos frutos do mar. Este ponto é o Bar do Gil que está localizado na praça central da cidadezinha. Outras relíquias estão nos alambiques escondidos nos recônditos do vilarejo. O pessoal do Gil te dará as dicas dos melhores.
Vai lá e aproveite o dia!!!