1 de jun. de 2009

Broadway - Canoa Quebrada - Ceará



A noite por lá costuma ser bastante animada e com muitas opções de bares, restaurantes e casas noturnas para todos os gostos (MPB, forró, funk, música eletrônica); e por isso é conhecida como a capital da diversidade cultural do Ceará. Aliás, a única rua de Canoa Quebrada não poderia ter um nome diferente: Broadway.

Vila dos Esteves - Canoa Quebrada Ceará



A Vila do Esteves foi tombada há 10 anos por decreto do governo estadual. Esta praia abriga o primeiro povoado de caiçaras nativos que deu origem à vizinha Canoa Quebrada e mantém ainda os seus costumes, tornando esses dois quilômetros intocados, último reduto de rusticidade local. A Vila do Esteves é um patrimônio histórico tombado em 1986 por decreto estadual, além de ser berço do lendário jangadeiro e líder abolicionista cearense Dragão do Mar. Mar calmo e faixa de areia larga e fofa. Uma cinematográfica enseada com paisagem lindíssima. É uma extensão de Canoa Quebrada. Muitos fugindo do reboliço de Canoa, se refugia na Praia do Esteves, encontrando lá o primitivismo, a paz e o silêncio da natureza. A Vila do Esteves foi tombada há 10 anos por decreto do governo estadual.

Falésias e cores - Canoa Quebrada - Ceará



Para quem prefere se aventurar pelas belas dunas e falésias multicoloridas, caminhando ou através de um passeio com buggy são boas opçãos. Uma dica é o trajeto até a praia de Ponta Grossa, que chega a durar um dia todo. Escolha um bugueiro profissional, pois o percurso é todo feito pela praia e o motorista deve se atentar à altura das marés. Aliás, as falésias são um show à parte e encantam os inúmeros turistas na região.

Por-de-sol nas dunas de Canoa Quebrada



O por-do-sol sobre as dunas também proporciona um belo espetáculo. E ao fim do dia os visitantes de Canoa Quebrada aproveitam outra opção oferecida pelo vilarejo

Energia limpa - Canoa Quebrada - Ceará



Em virtude da expressiva quantidade de sítios detectada no local e da grande diversidade de vestígios, representada por adornos, fusos, pesos utilizados na atividade de pesca, vasilhas cerâmicas, instrumentos lascados, cachimbos, lâminas de machado polido, estes últimos só encontrados de forma descontextualizada em museus cearenses, um diagnóstico desfavorável à construção de qualquer empreendimento no local foi solicitado para que a área fosse destinada a pesquisas acadêmicas sistemáticas.
Há grande preocupação pelo fato de todo o litoral cearense estar repleto de sítios arqueológicos em seus 573 quilômetros já estar mapeado em vários pontos da sua extensão por empresas de energia eólica que sob a égide da "energia limpa" poderão provocar a destruição de sítios arqueológicos milenares.

Falésia principal - Canoa Quebrada - Ceará



De acordo com informações do arquiteto e professor Raimundo Carlos Limaverde, docente da Unifor pós-graduado em Turismo e diretor de Meio-Ambiente da Associação de Moradores dos Esteves de Canoa Quebrada a origem do símbolo associado à lembrança da praia mais famosa do Ceará tem várias simbologias.
Para uns, é o casamento da Lua com a Estrela D'Alva, fenômeno que ocorre em outubro com a "aproximação" aparente dos dois astros. A crença indígena classifica essa ocorrência com o nome missaré, que quer dizer "casamento dos céus". Já outros vêem a Lua representando da polaridade feminina, recebendo em si a estrela de cinco pontas, ou de quinta grandeza, que é o Sol, representando o pólo masculino, numa dialética do firmamento, o local onde os deuses se encontram. O arco da Lua também alude a um ventre feminino, que nutre uma Estrela-feto. Essa interpretação liga-se à idéia de procriação, fertilidade e amor. A Estrela é, ainda, a imagem do homem, ou microcosmo, e simboliza também os cinco sentidos.
Este símbolo chegou a Canoa através de um casal do Oriente Médio que pediu, ao seu Chico Elisiário, artesão de osso de tartaruga, que fizesse para eles um par de anéis. O anel com a Lua-estrela foi logo solicitado por outras pessoas e tornou-se uma espécie de talismã.
O mérito reside na visão do que aquele símbolo poderia trazer a todos do lugar, para os que produziam artesanato em labirinto, adornos tipo brincos e braceletes, tatuagens, etc. Logo caberia uma escultura, com um patamar em grandes dimensões, onde o visitante pudesse participar do cenário que tem por fundo a Lua-estrela, tornando-se um elemento vivo e divulgador, dentro do seu próprio cartão-postal.
"Em 1977, ao me formar, senti o desejo de deixar uma marca para o local que me acolheu com tanto carinho. Vi no trabalho do seu Chico Elisiário (criador do símbolo)o potencial que eu procurava. Já naquela temporada, os anéis de Lua-estrela tinham uma produção incessante. Dai esculpi, com a ajuda do Niciano, uma Lua-estrela de dimensões faraônicas, no alto das falésias. Durante dez anos mantive a restauração da escultura original. Os turistas a utilizavam como havíamos previsto, mas também a destruíam, escrevendo nela seus nomes. Como a proposta era a de um trabalho e cultura cumpriu magnificamente, ao longo desses anos, o seu papel."

Lua e estrela - Canoa Quebrada - Ceará



Lua e Estrela
Caetano Veloso

Composição: Vinicius Cantuária

Menina do anel de lua e estrela
Raios de sol no céu da cidade
Brilho da lua oh oh oh, noite é bem tarde
Penso em você, fico com saudade

Manhã chegando
Luzes morrendo, nesse espelho
Que é nossa cidade
Quem é você, oh oh oh qual o seu nome
Conta pra mim, diz como eu te encontro
Mas deixa o destino, deixe ao acaso
Quem sabe eu te encontro
De noite no Baixo
Brilho da lua oh oh oh, noite é bem tarde
Penso em você, fico com saudade

Falésias, praia e jangadas



Sendo uma das poucas praias do estado que possui uma barreira de corais, Canoa Quebrada possui águas calmas e, com a ajuda dos fortes ventos na região, os passeios de jangada por ali costumam ser um dos mais procurados. Além, claro, de também atrair praticantes de kitesurfe, com direito até a uma escolinha no local para iniciantes.

Jangada embarcação típica - Canoa Quebrada - Ceará



A jangada é feita, tipicamente, com 6 paus: 2 no centro (chamados de "meios"), 2 seguintes, dispostos simetricamente (chamados "mimburas", palavra de origem tupi), e 2 externos, chamados de "bordos". Os 4 paus mais centrais (meios e mimburas) são unidos por cavilhas de madeira mais dura que a desses paus. Já os paus de bordo são encavilhados nos mimburas, de modo a ficarem um pouco mais elevados. Sua tecnologia de construção consiste no emprego hábil de materiais como madeiras de flutuação (como a balsa paraense, e outras espécies de difícil obtenção na atualidade), tecidos e cordas artesanais. A jangada tradicional não possui elementos em metal (como pregos, braçadeiras, etc); toda a sua estrutura é totalmente fixada por encaixes e amarrações com cordas de fibras selvagens.

Restaurante na praia - Canoa Quebrada - Ceará



Com um início de exploração descontrolada e após a intervenção do governo, a praia teve sua situação regularizada e as hospedagens hoje podem oferecer mais aos turistas. A praia de Canoa Quebrada com essa combinação de belezas naturais e agito noturno é considerada uma das mais belas do Brasil. E quem passar por lá vai entender o porquê.

Canoa Quebrada - Vila - Ceará



A origem desta antiga vila de pescadores foi no ano mil seiscentos e cinqüenta, localizada no município de Aracati. Transformo-se num ponto turístico em meados dos anos 70, por um grupo de hippies que se apaixonou pela beleza paradisíaca e a hospitalidade dos nativos que habitavam a vila. Este cenário cinematográfico fica a apenas 175 km ao leste de Fortaleza, capital do Estado de Ceará.
Hoje, além da paisagem única e exuberante, as maiores atrações para aproveitar o sol forte de Canoa Quebrada são as excursões pelos pontos turísticos da região e pelas praias vizinhas. Entre os pontos mais procurados estão: Ponta Grossa, Garganta do Diabo, Rio Jaguaribe e o Parque de Dunas e Lagoas. Reserve um dia para fazer um passeio de jangada ou

Tons e sobre tons - Canoa Quebrada - Ceará



As dunas e falésias de cor avermelhada que fazem parte da paisagem local tem até 30 metros de altura e junto com as lagoas e o mar dão a Canoa Quebrada uma identidade única.

Igreja de São Pedro - Canoa Quebrada - Ceará



Contam os nativos que no inicio do século, quando os habitantes de Canoa Quebrada moravam mais próximos da praia, havia uma outra igreja mais próxima do mar e que com o passar do tempo acabou engolida pela maré. A nova foi construída na parte superior da antiga vila por Francisco Coração dos Santos, em 1904. Esta nova igreja foi dedicada a São Pedro.