28 de mai. de 2010

Roma - Capital do Império (clique na foto para ampliar)


Por volta do século III, o império romano passava por uma enorme crise econômica e política. A corrupção dentro do governo e os gastos com luxo retiraram recursos para o investimento no exército romano. Com o fim das conquistas territoriais, diminuiu o número de escravos, provocando uma queda na produção agrícola. Na mesma proporção, caia o pagamento de tributos originados das províncias.
Em crise e com o exército enfraquecido, as fronteiras ficavam a cada dia mais desprotegidas. Muitos soldados, sem receber salário, deixavam suas obrigações militares. Os povos germânicos, tratados como bárbaros pelos romanos, estavam forçando a penetração pelas fronteiras do norte do império. No ano de 395, o imperador Teodósio resolve dividir o império em: Império Romano do Ocidente, com capital em Roma e Império Romano do Oriente (Império Bizantino), com capital em Constantinopla. Em 476, chega ao fim o Império Romano do Ocidente, após a invasão de diversos povos bárbaros, entre eles, visigodos, vândalos, burgúndios, suevos, saxões, ostrogodos, hunos etc. Era o fim da Antiguidade e início de uma nova época chamada de Idade Média.

Passarela - Brotas SP


Muitos dos atrativos naturais e campos de aventura concentram-se em propriedades particulares nos arredores de Brotas. Para curti-los, é preciso pagar uma taxa de ingresso ou contratar os serviços das agências especializadas em passeios, instaladas no Centro. Não deixe de fora do roteiro algumas das cachoeiras mais bonitas da região, como Cassorova, com duas imensas quedas; Astor, procurada para a prática de canyoning; e Água Branca, a preferida para banhos em função da piscina natural.