15 de jun. de 2009

Pirapora do Bom Jesus - SP - Poluição



O municipio é banhado pelo rio Tietê, que no local apresenta uma grande quantidade de espumas geradas pela poluição que vem da grande região metropolitana de São Paulo. Estas espumas, que se espalham pela superfície do rio, ficaram tristemente famosas pelo país, prejudicando dessa forma o turismo da cidade, sua principal fonte de renda. Desta forma, um projeto de despoluição iniciado por uma escola local valoriza o rio (a escola fica as margens dele), buscando a conscientização de turistas e principalmente de visitantes no que tange à necessidade de despoluição e importância do mesmo, tanto no sentido ambiental, quanto no sentido de geração de renda. As espumas causadas pela poluição compostas por esgotos domésticos e resíduos industriais, se formam após uma queda de 25 metros de altura na barragem e causam problemas de saúde e mal-estar na população de Pirapora do Bom Jesus.

Igreja de Pirapora do Bom Jesus - SP



Na cidade, o visitante encontra o primeiro Santuário Cristocêntrico do Brasil, cuja origem teve início em 1725, quando foi descoberta, em uma corredeira, a imagem do Bom Jesus. A capela inicialmente construída no local deu lugar a outra feita de madeira. Em 1845 iniciou-se a construção da atual Igreja (concluída em 1887), que abriga famosa escultura de Cristo, com cabelos naturais. A escultura está localizada no Altar Mor, protegida por uma redoma de vidro a prova de balas, e é acessada pela lateral da Igreja.

Pirapora do Bom Jesus SP - Trabalho alternativo



Pirapora do Bom Jesus é um município religioso: sua história encontra-se ligada à imagem do Bom Jesus, que anualmente atrai cerca de 70 romarias organizadas, que geram fluxo de milhares de pessoas levadas pela fé e devoção. Por isso, o comércio de imagens sacras é o carro chefe do comércio local, principalmente voltado para este turismo religioso.
Assim, a Escola de Artes Sacras surgiu com o objetivo de profissionalizar pessoas para esse segmento artístico e atender jovens de camadas economicamente desfavorecidas (ou em situação de risco social) no que tange ao aprendizado de um ofício e garantir uma fonte de renda através da comercialização desta arte para os visitantes, já que o município não é dotado de nenhuma indústria e vive exclusivamente do Turismo e Comércio local.
Por outro lado, a Escola vem sendo, no decorrer dos anos, cada vez mais visitada pelos romeiros e demais turistas e, com isso, constitui-se atualmente como um atrativo cultural que compõe a oferta turística do município. Por isso, a capacitação destes jovens é extremamente necessária tanto para a melhoria da qualidade de vida da população do destino turístico e também para a melhoria da qualidade do receptivo turístico de Pirapora.

Pirapora do Bom Jesus SP - Devoção



Tudo começou em 1725, quando pescadores encontraram a imagem do Senhor Bom Jesus apoiada numa pedra às margens do Rio Tietê. Logo após ter sido encontrada, a imagem foi colocada num paiol de milho, local onde aconteceu o primeiro milagre. O paiol pegou fogo e foi destruído, sendo que apenas o milho e a imagem - entalhada em madeira - não foram atingidos pelas chamas. Após o ocorrido, a imagem ganhou um altar doméstico onde permaneceu por pouco tempo, já que deveria ser levada para Santana de Parnaíba, pois Pirapora era apenas uma sesmaria pertencente ao distrito parnaibano. No caminho aconteceu o segundo milagre. No quilômetro 47 da Estrada dos Romeiros, o carro de boi que levava a imagem parou e não queria continuar o percurso. Foi quando um surdo e mudo disse que a imagem deveria voltar para Pirapora, lugar onde o Senhor Bom Jesus queria ficar. Para tanto, em 1927 foi construída a primeira capela ao padroeiro da cidade.

Parque do Varvito - Itú - SP



Varvito é o nome utilizado pelos geólogos para denominar um tipo de rocha sedimentar única, formada pela sucessão repetitiva de lâminas ou camadas, cada uma delas depositada durante o intervalo de um ano. Em termos geológicos, o varvito faz parte de um pacote de rochas sedimentares que contêm evidências de uma extensa idade glacial, há 280 milhões de anos, quando um enorme manto ou lençol de gelo cobriu a região sudeste da América do Sul.

Parque do Varvito - Itú - SP



O varvito de Itu é a mais importante exposição conhecida desse tipo de rocha na América do Sul. O varvito de Itu é a mais importante exposição conhecida desse tipo de rocha na América do Sul. Em todos os pontos do parque existem placas explicativas que torna a visita uma aula ao ar livre. A laje ou ardósia de Itu foi bastante utilizada no calçamento e pavimentação das ruas e casas da cidade, fazendo parte da história do município.

Parque do Varvito - Itú - SP



Em todos os pontos do parque existem placas explicativas que torna a visita uma aula ao ar livre. A laje ou ardósia de Itu foi bastante utilizada no calçamento e pavimentação das ruas e casas da cidade, fazendo parte da história do município. Os pontos que merecem atenção são a Praça do Eco, Cascata do Antanho, Lago dos Fósseis, Vereda dos Seixos, Trilha Bentônicos, Anfiteatro Gondvana, Gruta Lágrima do Tempo, Bosque dos Matacões e o Lago Jurássico. A Gruta Lágrima do Tempo recebe esse nome devido à formação de gotas dágua em sua parede, dando a impressão de lágrimas. O Parque do Varvito é um lugar único, que merece uma visita.